🦟A temporada de calor traz consigo um visitante indesejado: os mosquitos. Especialistas explicam como as altas temperaturas influenciam a proliferação desses insetos e as precauções necessárias para proteger-se das picadas.
O calor tem um papel importante na proliferação dos insetos. A bióloga e doutora em microbiologia agrícola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Flávia Montagner, especializada em entomologia (o estudo dos insetos), descreve que a relação está ancorada no metabolismo desses animais.
Os mosquitos não têm um sistema elaborado como os humanos para controlar a temperatura, então o corpo deles tem a temperatura do ambiente. No frio, eles diminuem muito a atividade metabólica e acabam voando menos. Tendo uma atividade metabólica mais acelerada, eles acabam se reproduzindo mais.
Em contrapartida, altas temperaturas podem estar acompanhadas de baixa umidade, o que também afeta o metabolismo dos mosquitos. O Culex quinquefasciatus, nome científico do pernilongo comum, precisa de pequenas concentrações de água com matéria orgânica, como poças no chão, córregos e esgotos, para depositar seus ovos. Independentemente da presença de chuvas, essas fontes de água contaminada continuarão existindo.
🔴Como prevenir?
Para prevenir os pernilongos, o melhor é combatê-los ainda no estágio de larva, antes de começarem a voar pelo ambiente.
Por isso, é necessário cuidar dos focos de água acumulada. Utilizar proteções mecânicas como telas para janelas e berços.
E o mais importante, realize a dedetização! A prevenção é sempre a melhor escolha.
Conte com a Líder Dedetizadora.
#Mosquito, #Dengue, #Dedetização, #Mosquitos, #Picadademosquito